Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam. (Mateus 5:13)
A Cada dia me preocupo com o que tem acontecido na nossa geração. A Bíblia é clara em dizer que somos “o sal para a humanidade”, mas existem pessoas que permitem que o mundo, a humanidade, influenciem em suas atitudes de tal forma, que os papéis são trocados, mesmo sabendo que o mundo não tempera com sal, mas sim com ‘lixo e esgoto’.
Falo isso, porque estava lendo um artigo esses dias que me chamou a atenção. Era uma reportagem referente à “mudança” dos jovens evangélicos da nossa geração, que a cada dia tem ficado mais “moderninha” aos olhos do mundo. No tal artigo, a jovem Fernanda Mariana, de 19 anos, da Bola de Neve Church, afirma: “A igreja não pode julgar. Ela tem de estar lá para transformar sua vida, e não sua aparência”. Não descordo totalmente do que ela fala, aliás, quem sou eu pra julgar alguém? Mas tem uma frase que eu sempre digo: “Deus está no meu coração e não na roupa que eu visto, porém, eu sou inteligente pra saber o que agrada ou não a Deus”. Que visão é esta que se tem feito da igreja? No que a igreja do Senhor está se transformando? Dá medo em pensar nisso, né?
Mas o fato é que muitos jovens da nossa geração tem achado bonito certas “modernizações”. É uma tatuagem aqui, é um piercing ali, daqui a pouco, poderão estar colocando rabos metálicos, para parecem tigres e tudo vai ficar muito bem, né? Eu não sou ninguém pra julgar um outro alguém, mas pelo amor de Deus, tudo passa pela noção de senso cristão, né? Você acha que Deus se agradaria de muitas coisas que temos feito? A bíblia diz que o nosso corpo é morada do Espírito Santo. Será que o Espírito Santo permite que você ‘pinte’ a casa dele da maneira que você quiser? Pode parecer meio idiota de se dizer isso, mas já parou pra pensar nisso? Será que o Espírito Santo habita numa morada bagunçada?
Preste atenção neste parágrafo do tal artigo: “Tome a história do ator Gabriel Anésio, de 19 anos. Ele já foi evangélico, católico e frequentou terreiros de umbanda. Gabriel dava aulas de teatro para crianças numa igreja católica quando disse a um padre que era gay. Foi aconselhado a esconder sua condição. Não concordou e procurou uma igreja evangélica. Lá, foi encaminhado para uma “corrente de libertação”, uma espécie de workshop para “curar” os gays. Também não funcionou. Ele então recorreu ao candomblé. Procurou uma pombajira com um pedido: queria deixar de ser gay. A entidade teria respondido o seguinte: “Pede outra coisa, porque isso aí não vai ter jeito não, meu filho”. Hoje, Gabriel frequenta a Igreja Cristã Contemporânea, na Lapa, reduto de travestis no Rio. Fundada pelo pastor Marcos Gladstone, também saído de uma igreja que não aceitava homossexuais, a Contemporânea virou um refúgio para jovens gays que querem ser evangélicos, mas não são acolhidos noutros lugares. “O amor de Deus é para todos, sem discriminação”, diz o pastor Gladstone. Na Contemporânea, 80% dos fiéis têm menos de 30 anos. O comerciário Estevam Januário, de 20, está entre eles. Ele conta que era obreiro da Igreja Universal, mas teve de sair de lá depois que os amigos passaram a insistir em lhe arrumar um casamento. “Para eles, ser gay é errado. Eu não posso escolher minha opção sexual, mas a religião eu posso”, diz Estevam”.
Percebe como as coisas tem sido levadas. Percebe como o evangelho tem sido visto. O que temos feito para mudar a situação da nossa geração?
Às vezes pergunto a Deus: “Eu tenho sido sal, Senhor?” Sabe por quê? Porque quando não somos sal, passamos a ser nada, porque não temos valor. Aliás, teremos um valor sim: o valor de sermos alvos de humilhação. E, em nome de Jesus, esse alvo eu não quero ser, e peço a Deus que toque no coração desta geração para que possamos entender e seguir o caminho que Cristo já desenhou para nós.
Deus não é Pop, Deus não é Rock’n Roll, Deus não é samba, muito menos Funk. Deus é Santo, Grandioso, Maravilhoso, Pai de Amor, “Oásis no deserto”, e não um estilo musical ou de moda. Temos... repito, TEMOS que parar com essa baboseira de fazermos de Deus um outro qualquer. Temos que crescer, amadurecer espiritualmente. Temos que sair do nosso lugar de comodidade e enxergarmos a Deus como um ser tão grandioso, que a nossa mente nem pode imaginar. Temos que perceber que somos o canal de Deus aqui na Terra para transformação das nações.
Hoje, vindo do trabalho, escutei dois bêbados conversando dentro de um bar. Um deles usou estas palavras apontando pra um igreja de frente pra este bar: “Aquela igreja ali, ou aquela placa lá em cima, não salva ninguém”. Eu pude confirmar que até os ímpios sabem da bíblia, porém eles apenas sabem aquilo que convêm a eles saberem. Os ímpios tem convertido a interpretação bíblica para adaptá-la ao mundo. Ou seja, querendo que Deus se ajuste às nossas regras e não nós à bíblia. Um outro bom exemplo, é quando você fala para um bêbado que ele não deve beber, e ele diz: “Mas na bíblia fala que Jesus bebia vinho, porque eu não posso beber também?”. O que eu quero dizer com esses exemplos? Que não é necessário nos incluirmos neste mundo para transformá-lo. Não é necessário que sigamos as tendências da moda, para que sejamos vistos como filhos de Deus.
Temos que ter em mente que estamos aqui para transformar e não para sermos transformados em marionetes deste mundo. Somos sal e não açúcar. Temos que salgar, e não cair de ‘boca no mundão’. Temos que aprender a viver a vida que Cristo quer para nós. Não é necessário nos adequarmos à este mundo para transformá-lo. Somos aqueles que vivemos neste mundo, mas sabemos que a nossa morada não é esta, mas sim aquela que está preparada para aqueles que amam a Deus.
Minha oração hoje é de misericórdia. Sim, misericórdia! Pois às vezes sou fraco. Me sinto fraco, impotente em relação as coisas que enfrento. Mas, em nome de Jesus eu declaro, sou fraco, sou pecador sim, mas NUNCA prisioneiro, pois sou salvo, limpo e livre por aquele que me ama, Jesus, o filho do Deus a quem sirvo.
Que Deus nos abençoe e nos faça cada dia mais e mais, servos fortes para enfrentarmos este mundo.
Fiquem com Deus.
Wosney
Complemento: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI77084-15228-1,00-DEUS+E+POP.html

Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIrmão, concordo plenamente com suas colocações, não sou radical ao ponto de falar que quem usa desses artifícios no corpo está errado ou que vá para o inferno, creio até que não, MAAAS, a Biblia é bem CLARA em (Romanos 14:13) Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.) É claro que seu eu colocar um Brinco, e pra falar a verdade sempre tive vontade de colocar um, maaas, talvez no contexto de igreja que vivo,vai escandalizar algum irmão, ou vários irmãos, até de outra igreja, aí vem familia, parentes não crentes e até crentes, trabalho, onde entra o que me é Lícito, mais não convém, posso mais não devo...
ResponderExcluirIssso é o que penso, não sou o dono da verdade, que Deus abençoe a tds meus irmãos, os que usam tatu, os que não usam, os que usam piercing e os que não usam tbm.... Fiquem com Deus...
ELTIN